12 de nov. de 2020

Dia do Professor- Minha homenagem a você, filha, Eloisa

 E viva os professores. É hoje!

Elô, este texto é para você, minha filha, mas pode orvalhar nos demais professores amados, respeitados.
No dia 13 comemoramos as mãos que tocam e curam, do fisioterapeuta. As mãos escribas da alma, do escritor. Mas estas profissões como todas as outras: das mãos que varrem às que manipulam um tubo de ensaio estão imantadas às mãos que seguram um giz.
Professor, Alfa e Ómega - princípio e fim das possibilidades do pensar, do aprender e do ensinar. A semente lançada ao Universo na escolha, regada na dedicação, no gosto pela sala de aula, no respeito e amor pelo aluno. Conhece a semeadura, os frutos... a vida. Sim - escolha - embora pensem que não.
Além da pesquisa, da descoberta de novos métodos de ensino, de estratégias para alcançar o aluno em sua individuação, de ser leitor, o Professor tem o zelo pelo relacionamento, acolhimento do seu bem precioso, o aluno. (aprendemos mais quando gostamos do professor rs). O aluno que pergunta ao professor receptivo, enriquece a aula e a bagagem académica do mestre. Ele é o fim de suas horas de sono, de horas de correção e preocupação. Ele sai da sala de aula e o aluno o acompanha. Em suas orações agradece os bons alunos e os conflitantes - eles o especializam na jornada. Tem aquele professor que recebe a classe e de antemão conhece onde está o foco a ser resgatado. E vai...porque acredita. Faz uma nova releitura do " ver pra crer" Ele " crê e vê possibilidades " no aluno que deixou de sonhar, de acreditar nele mesmo. O professor sussurra..." Você consegue", no sorriso do olhar .. e a criança acredita e vai..
O aluno se orgulha, o nome do professor é aumentado, quase não cabe na boca, quando diz....foi meu professor, minha professora O mediador do conhecimento, da alegria de pensar, porque o nome está na memória do espírito de gratidão.
Então Elô, eu disse que o texto seria seu. Você FEZ a sua escolha e foi excelente aluna do CEFAM. Elogiada por todos os professores e colegas.. Sabia o que buscava. Quantas manhãs, doente ou não, eu a vi se levantar com bom humor . O aluno a esperava. Alunos " difíceis " os integra com sua mão firme, coerência , capacidade e resiliência na aflição e até medo do outro. Eles se amaram...e nadaram em outro rio, mais feliz.
Abraçada foi ontem, hoje e sempre pelos alunos e pelos pais. E a mamys aqui, fica toda orgulhosa. Educadora, entende educadora. Eles fazem bolinho ao seu redor onde a encontram. O riso corre solto. Por que será? rs. Colheita...
E neste 2020, então? O barco da Educação entrou num mar revolto, inusitado, e você está...desafia as ondas no leme seguro, nas incertezas do momento. Mais perguntas do que respostas. Momentos de "refrabricar" o jeito de ser professor, o jeito de ser escola. .,Ampara seus alunos, se olham, sorriem, aprendem juntos nessa travessia, nos elos da paixão por ser professor.
Elô, meu abraço de gratidão. Eu a abençoo na bênção Maior de Deus Pai. No amor de Maria. Que ela a guarde, na profissão, das profissões
Olynda Bassan
Você, Ana Maria Barbosa Machado, Jaqueline Rodrigues Mendes e outras 117 pessoas
70 comentários
3 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário