23 de nov. de 2020

Acordar tão cedo, pra quê?

 Acordar tão cedo, pra quê?

Sou aposentada. O despertador só é acionado, se eu tiver compromisso. Acordo a hora que acordar. Embora me culpe pelo dia que não rende, nas horas roubadas do Sol. O mundo gira e não me espera (me disse uma amiga, madrugadora). Anotado no caderninho rs.
Mas, há dias, que a mente se agita nos momentos em que a vida se faz isquemia, que bloqueia o meu, o seu caminho. Percebo que por aí não haverá ponte, passagem para ser feliz, para harmonizar mente e alma. Rememorei “A lista” do Osvaldo Montenegro. Quantos amigos não encontro mais – em que momento perdi isto, aquilo – desejos adiados – agora não – há um coágulo andante pelo mundo. É a hora de voltar pra casa, pensar em mim, exercitar o autocuidado. Equilibrar o pêndulo entre o social e o eu mais profundo. Neste cantinho de sombra e luz, eu me acho. Assim, o sono cede o seu lugar.
Nosso guru é o silêncio, podendo surgir em uma insônia ou no meio do dia. Penso em fazer a parada, em buscar a leveza da vida. O sangue de viver encontra outros capilares para me nutrir, se me permito.
Não, não queria me levantar às 5 da madruga. Dormi muito tarde, precisava de sono, para que os olhos não me ardessem pela manhã. E o que acontece? Da procura de novos veios de tomada de decisões, começam a pipocar as crônicas, poesias. Se as escrevemos no ar, se perdem. Hoje, resolvi não procrastinar o registro. A cama não é caderno rs.
Não acendo a luz. Abro a janela, bem devagar...respiro, olho para o céu e na claridade vem a gratidão, o amor, o gosto de viver. Vem a esperança – “isto também passa”. Os instantes já são memórias, guardados do espírito que nos moldam, que nos sustentam e transformam (Bergson). Quero vivê-los bem.
Escritório. Um problema. Meu vizinho do segundo andar dorme. As rodinhas da cadeira fazem barulho com o atrito do piso. Tomo o maior cuidado. Afinal, “respeito é bom e eu gosto”. Ele também.
Quando faço essa proeza, prometo e repito...Olynda, disciplina, foco...você tem uma montanha de coisas para publicar, para acabar, para escrever. E até gosto rs
Então, bom dia, com o abraço da Olynda.
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu, árvore, nuvem, atividades ao ar livre e natureza
Path Franco, Roswyta Borges Ribeiro e outras 217 pessoas
201 comentários
2 compartilhamentos
Curtir
Comentar
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário