26 de jan. de 2017

Arquétipo



Arquétipo
Há dias que se amanhece vendo o Sol brilhar, enquanto nuvens se desmantelam em suas comportas e lavam ares e terras. Até ouvimos um passarinho verde a chilrear. Outros reflexivos, diante de um estado de alma que nos incomoda. A quem estamos permitindo, que nos aflore o desamparo da infância, a insegurança da adolescência, a criança rejeitada no corpo de adulto? E sofremos por projeções imaginadas, na ausência da serenidade. E dá-lhe insônia, olhar com farol baixo, uma ruga de expressão e prece de libertação. Quebrar correntes e “buscar os desvios, pode ser interessante”, uma boa dica.
De repente, no meio do dia sentimos a falta de um chão, das nossas raízes ,que nos dizem quem somos e de onde viemos. Resgate da nossa identidade, da nossa autoestima e valorização, ou, apenas saudade dos nossos ombros, dos nossos estaleiros. Onde um guardanapo sob uma xícara de café, com pires, ou não, queria dizer; você é amada. Ontem fui à casa de uma amiga querida. Quando ela trouxe uma toalhinha bordada com ponto atrás e um bolo de fubá, ela nem sabe a emoção que me causou, o quanto me senti acolhida, na lembrança da D. Malvina, minha mãe.
Hoje, retirei do meu baú de guardados, a toalha da minha mãe, trançada nos desfiados de suas bordas. Trama da paciência na arte caseira. Precisava de um ninho. E qual o melhor arquétipo de ninho, de agasalhamento, se não, o da mãe? Ali está, ornamentando meu banheiro no sentido de pertença, acalentando minha alma. No conforto de ser amada, abençoada.
Chove chuva, esfria minha casa exterior, mas o calor permeia os cômodos da Fé, do sentido da vida, na alegria de sentir-se Sol, na gratidão. Bença mãe, bença pai. Há frestas, sim, no cinza destas nuvens. E vamos pra chuva. “Tens medo de chuva?” Não. Só das Nações. Abraço da Olynda.

2 comentários:

  1. Olynda a cada aventura me aproximo mais e mais de você, pessoa interessante e divertida!!!bj nadja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja, querida, a mais recente amiga e chegou com tudo rsrs. Obrigada pelo comentário carinhoso. Abraço

      Excluir