23 de out. de 2013

O despertar de uma criança para a beleza da arte.

O olhar do cotidiano.....



Há dias eu li na fala do Félix "que na era do Facebook, telefonar se transformou quase em um ato de amor". Pois é, tínhamos a visita ,um café, um dedo de prosa, um abraço. Hoje, nem a voz dos amigos. Diante desta fala; eu sou feliz, porque recebi no meio da tarde, uma ligação da minha neta Maria Eduarda, perguntando: Vovó, onde você está? Eu estou visitando uma exposição . Ela completou:" vovó você encontrou aí, um quadro do Romero Brito?" Como assim? Uma menina de 8 anos, liga de Bauru para São Paulo, para me perguntar sobre um pintor? Coração fez "tum..tum..." e o sorriso da avó de encantamento, então... Esta menininha morena, de olhos negros, grandes, de cílios espessos e boca bem desenhada, tem seu encanto, sem falar da simpatia. É minha companheirona, em Bauru. Como faz "coral e violino, no Projeto Guri, ao assistirmos concertos pela Internet, vai me explicando que violino tem braço, pescoço...vocês sabiam? Mas como despertou este entusiasmo pelo Romero Brito?
No feriado "de Bauru", me bateu uma vontade de ir a São Paulo visitar minha filha, genro, neta. Só para bater papo, matar saudades, sem data especial. Mas, eram quase quatro horas da tarde. Bem,aí a nossa área de conforto, de sonho envelhecido, nos faz aquela famosa pergunta:mas agora ? Já, já escurece; não arrumei nada. Mas eu retruco, com vigor. Por que temos que arrumar as malas às pressas, abastecer o carro, calibrar pneus rapidinho, só mediante doenças, ou perdas? Não nos permitimos, "dar uma de louca " pelo prazer? Ah....venci. E lá fomos nós pela Castelo no entardecer, observando as cores esmaecidas de um Sol que se despedia entre árvores e montes, mas que nos prometia toda a sua luz em um novo dia.
Eu amo dirigir na estrada, minha filha Elô é boa no volante, carro bom, por que não? Ah...ainda temos o suporte do Pedrão, que é o GPS da família .Sabe tudo!
Para completar a aventura minha filha Path nos surpreendeu. Vamos descer para o Guarujá. Aí vem...a água vai estar um gelo! E daí?  Praia não é só mar. É jogar conversa fora, encontro, risadas, descontração," drinks", petiscos. E a brisa que vem do Oceano, renova a alma, nos faz suspirar.
Cheguei no ponto. A Path vestiu sua canga Romero Brito, presenteou a irmã, com outra tão linda quanto. A Mari, também comprou a sua e a nossa barraca ficou toda colorida, alegre. Esta menininha observadora, e que é bem espertina, pensou...gosto disso. Gosto do Romero Brito.
Nós nos encontramos com sobrinhos, amigos que estavam pela redondeza. Só alegria!  Bom, estavam Valentine e Maria Eduarda. Alguém duvida que  entraram naquela água gelada? Só pra testar, mais um pouco.  Quem as acompanhou, pulou ondas, rodopiou, cantou, deu gargalhadas, segurando em suas mãozinhas? Até hoje eu sinto a delícia daquela água fria, em mim. Às crianças o nosso tempo, o nosso sorriso, o nosso entusiamo, o nosso acreditar....
"Anjinho da Guarda, meu amiguinho, me leve sempre para o bom caminho, viu?" Bom soninho..ahhhhh

Por hoje é só...."quem quiser que conte outra"



Nenhum comentário:

Postar um comentário