28 de out. de 2013

Nasce um Blog

     Família, amigos... Momento de abrir a caixa surpresa.
Vejam até onde chegou a minha ousadia e coragem.
Pode ser que apenas eu, ache este blog bonito, interessante; “como uma mãe que admira seu próprio filho”. Mesmo assim, resolvi me arriscar neste espaço de interação. Quem sabe alguém também o ache “bonitinho” e até resolva brincar com ele. rsrs.
A minha proposta é falar sobre o olhar do “cotidiano.” Onde os pequenos gestos carregam em si uma gama de sentido, de valor, de alegria.
 O poeta Almir Correa nos diz: ‘não engavete o assunto, senão ele morre sufocado. “Quem gosta de gaveta é lenço, toalha e deputado”. Segui seu conselho, e olhe no que deu; o lançamento do Blog “O OLHAR DO COTIDIANO”. O olhar no qual eu acredito. O olhar que me faz feliz. O olhar que me faz louvar, amar, agradecer, me reinventar. Viver o simples com intensidade.
Ser lançado neste dia 28/10/2013, não foi por acaso. Ele ainda precisa de ajustes. Então por que lançá-lo? Pois bem, hoje seria aniversário da D. Malvina, nossa Mãe. Não é família?
Conto para vocês, apenas uma de suas inúmeras sensibilidades do cotidiano, as quais nos enchem de ternura, gratidão e saudade.
 Por ocasião de nossos aniversários, nós não éramos presenteados por esta mulher forte, guerreira. Era mais que isto! Éramos homenageados. Ela nos acolhia em seu enorme coração, com um buquê de flores colhido em seu imenso e lindo jardim. D. Malvina alisava os papéis de presentes recebidos e os guardava embaixo do colchão. Em uma gavetinha guardava os laços, fitas de cetim, florzinhas. Tinha tudo à mão para enfeitar “seu símbolo de amor,” Neste seu gesto, neste seu abraço transmitia seu calor, sua vida, os quais se prolongavam em nós. E como nos sentíamos amados naquele momento!
“Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas”. Nossas mãos eram perfumadas por aquelas mãos sujas de terra, que cavoucavam, plantavam, regavam, colhiam.
  Hoje eu penso: como nossa mãe conseguia fazer tanta coisa em um dia só? E os doces, bolos, bolachinhas, compotas, comidas, pães, roupas. Ainda costurava guardanapos artesanais, como presente de Natal. D. Malvina “não era fraca”, não.
  Ah! Mas não passava um sábado que não fizesse sua mão,     preparando – se para o domingo, Dia do Senhor. Gostava de receber sua família para o almoço, sempre bem arrumada. Era muito vaidosa! Ora se era!
  Por isso e por muito mais, eu ofereço este Blog à senhora, D. Malvina, nossa mãe. Uma mulher que amou; que sentiu o seu ser solidário, prestativo, dentro deste “olhar do cotidiano”. A exemplo de Maria, D. Malvina percebia onde estava “faltando vinho”, a necessidade do outro e intercedia. Coisas que o dinheiro não compra.
Mãe me desculpa. Não repare no meu jeito simples de escrever, na minha homenagem, mas é de coração.
 Mãe, tantas mãos teceram o meu caminho, construíram a minha imagem. Muitas não consigo me recordar, mas as suas foram as mais fortes, as mais acolhedoras; as que indicaram o caminho; que se abriram quando precisei voar...

    Agradecimentos

À minha família e amigos, meus primeiros leitores, carinhosos.
Eu brinquei em fazer um blog. E não é que embarcaram nesta ideia?
À UATI, à Estação Maturidade, que me faz reformar, ou mudar minha casa interior.
À Eloisa que se debruçou em cima do layout, do perfil e estética do blog.
Ao Amilcar que deu forma a tudo isto.
Sem eles... rsrs.  Eu ainda vou dominar a máquina.
Aos meus filhos, que me constroem a cada dia.
  
Ao Deus nosso Criador, que me fez inquieta.
Confesso a todos que estou ansiosa, mas feliz por vencer o medo de me expor; da minha preguiça; de tornar público minha fome, minha sede de se por a caminho; de ir além dos horizontes antes deslumbrados.
      Estou me reinventando aos 60 e tantos anos...Vem comigo?  
    



10 comentários:

  1. Adorei a surpresa! Parabéns mãe! Amei a homenagem a Vó Malvina, me lembrei hoje cedinho do aniversário dela. Beijo, força e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Olynda!! Pelo texto, pela coragem por tudo! Além da linda homenagem à mamãe amada o dia escolhido tb era dia de São Judas Tadeu....está mais do que abençoado! Tem poderes!!! Bjo enorme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, obrigada. Foi um dia especial mesmo. Minha mãe era devota. Muuuita coragem....

      Excluir
  3. oi Olynda! Não esperava nada menos criativo e autêntico vindo de vc! Parabéns pela iniciativa, originalidade, ousadia e liberdade!!!
    Amei....bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota ousadia, nisso Cris. Ainda estou assustada!!! rsrsr Obrigada

      Excluir
  4. Vou com vc sim... viajar através de suas palavras, lembranças, visão de mundo. Parabéns por esse "filho tão cisne!".
    Parabéns pela forma leve e deliciosa com que transcreve sua alma! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, a UATI, vocês tem alimentado meu Blog. Eu me descobri. Abraço

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. D. Olynda, dou o maior apoio para esta iniciativa. Você é dinâmica e tem muito que ensinar. estamos aqui aguardando cada post que você publicar. Deixe seu olhar do cotidiano nos surpreender!

    ResponderExcluir