4 de ago. de 2019

Um certo hotel

Estávamos em onze pessoas. É comum se formar um grupo e sair voando de quando em quando. Eu viajava pela primeira vez, em bando rs. Sabe que gostei? Pessoas especiais.
Manhã preguiçosa, nublada. Não combinava com a linda Maceió.
Mas, se é para passear, vamos lá. Num chuvisca e passa. Passa, chuvisca, os amigos aventuraram a caminhar. Eu permaneci no hotel. Faço opção por explorar o canto onde estou. Estar, me dá a sensação de pertença, mesmo que seja por alguns dias. O escrever me fazia cócegas.
Na chegada, no saguão do Hotel Ciribaí, Maceió, detalhes chamaram-me atenção. Os olhos ainda circulavam no macro espaço, quase distraídos.
Disse à atendente Raimunda, entre malas e checkin:
-- Que lugarzinho charmoso!
-- É mesmo, a d. Sônia gosta de enfeitar.
A beleza simples, aconchegante, se fazia na decoração com bom gosto.
“Cantinhos” revelam a personalidade de quem os sonham e as mãos constroem.
. Clássico, rústico, despojado vão contando do lugar
. Em frente aos objetos, escolhendo ângulos, aos quadros, caminhando, até que em uma charmosa estante, descubro um livro " Memórias de Bordo " de João Pereira Moura " Eu me sento nas poltronas convidativas à leitura, a um papo olho no olho. Folheio. O registro da vida de um pai, incentivado pelos filhos. Volto o livro à prateleira com a intenção de ler depois. Retomo às fotos.
No balcão, uma simpática mulher me observa e se oferece para tirar as fotos. Digo não ser necessário e agradeço.. Os cantinhos charmosos, misturando estilos clássicos, abstratos, regionais seriam usados em uma crônica. Sabia que o nome da dona do Hotel era Sônia.
-- Você é Sônia?
-- Sim. Os sorrisos se alargam.
__ Ah, você escreve? Apressadamente sai, dizendo que iria me dar um presente, então.
Sônia, entrega - me o livro. O sr João, autor do livro é seu pai. Dentro, o contato dele, com uma mensagem: “Este livro é seu. Ficarei honrado, se a pessoa que o ler, fizer comentários, críticas ou opinar a respeito do conteúdo”.
Sr João não é só amante da Literatura, como pinta também. Os quadros que decoram o hotel são de seu pai com 84 anos e outros de sua filha. Segundo Sonia seu pai é antenado, lúcido perante o mundo e a ele próprio. Vai do abstrato à natureza morta, paisagens.
Sob sua encomenda, fez telas sob medida, desenhos geométricos, bem alegres. Sabe pra quê? Para vestirem as caixas de energia Não é um charme?
Com os olhos úmidos, a filha me disse que por meio da escrita, conheceu seu pai.
Sai do pedestal de Pai e se encarna no homem com desejos, dores, sentimentos inaudíveis no olhar de filhos.
Eu entendi as palavras da Sônia, ao ler o livro. A fibra, o caráter do sr João foi forjado no fogo, desde a infância. O “ Memórias de Bordo”, relata o seu primeiro dia na “Escola de Aprendizes Marinheiros do Estado da Bahia até a passagem para a Reforma. Tão jovem foi alvo de injustiças, sofreu represálias, mas dizia a verdade, sempre. Assumia suas convicções da moral, da ética. Curioso, foi se capacitando e acumulando funções e experiências. Corajoso, que só ele. Vida exemplar. Lembra meu pai.
Uma vez, contando um fato para a Path, ela me disse...”mãe, desconheço isso em você, de você. Por que não escreve sua vida? Por certo nos revelaria a mãe, a mulher que desconhecemos. É.
Obrigada à equipe do Hotel Ciribaí. Ô delicia de café, de ducha, de acolhimento. Não se classifica um hotel só pelas estrelas, não.
Enxergando além do balcão, onde entrego e retiro a chave, um olhar perceptivo me faz feliz e grata, esteja, onde estiver.
Vidas humanas entrelaçadas às paredes impessoais de um hotel, ensinam a vida.
Sr, João, segue meu livro “ Almas em Versos”.
Somaremos nossas emoções reveladas na alma de escrevinhadores.
Obrigada
Olynda Bassan
13/07/2019 Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário