23 de set. de 2018

Arte como denuncia


. Sábado, dia 22/9/2018

 Arte como denúncia 


Manhã, na Estação das Artes, na própria arte.
Caminhamos pelos trilhos da História nas fotos do artista Antônio Carlos Rampazzo. Conhecer Rampazzo é entrar em contato com a Cultura, com um garimpeiro do belo. Com o seu olhar, com suas mãos, com cheiros e sabores nos revela sua essência artística. Esta corre em suas veias como sangue. Ela o nutre na inspiração no luar, nas madrugadas, no Sol do meio dia. Sua biografia nos enche os olhos de cores. Confira...
Ao percorrer o itinerário das fotos, senti a alma de um “profeta”. Em cada foto um fragmento de DENÚNCIA. O que fizeram com a nossa História? Ali não eram apenas tijolos sobrepostos, não eram trilhos em perspectivas, embora em paralelas. As telhas abrigavam nomes, pessoas, almas apaixonadas pela ferrovia, momentos de vida borbulhante, economia de um povo, embarques e desembarques, onde sorrisos e lágrimas se misturavam nas plataformas das estações.
Nas lentes de Rampazzo, reflexão, sim. Dependendo da vontade política, da cultura dos administradores das cidades, algumas estações são linhas contínuas da História, outras foram saqueadas, desmontadas pelo vento, pelas tempestades do descaso.
Parabéns, Antônio Carlos Rampazzo. Obrigada por partilhar conosco sua sensibilidade, sua indignação, sua arte, A fotografia, assim como a palavra, o pincel, a encenação, a voz... são armas que o artista usa para se inserir nos sonhos de mudança deste mundo carente de tantas ações. que nos fariam mais felizes.
Convido as escolas, ( sábado passou por lá um grupo de alunos da escola Dinâmico) para visitarem a exposição. Convido você que ama a História, o belo, a criticidade também. Prestigiem e vibrem com a arte, deste artista renomado.
Olynda Bassan

Nenhum comentário:

Postar um comentário