28 de dez. de 2013

Afinal, é Ano Novo !!!

     



  Com o deslumbrante nascer do Sol de Maceió; eu dou as boas vindas ao Ano de 2014. Mais um dia, mais um ano... venha com sombras, luzes e encantamento...




     Na ciranda da vida, ciclos se encerram, outros se iniciam, “começam outra vez”. Que bom que seja assim!  A continuidade da vida e na vida, me dará a oportunidade de transgredir, de me descobrir , redescobrir, de me  encontrar. É bom conviver com a minha sombra, com a minha luz só por hoje, só neste mês, neste ano, como se fosse o último. Neste jogo de luz e sombras dançamos a vida e rodopiamos e cantamos, neste palco do cotidiano. Esta vida já me colocou na roda, sem nem mesmo me perguntar se eu sabia dançar. Até que tenho me saindo bem! rsrs.
    A beleza dos fogos de artifício, já está preparada para a virada, para o movimento de se dizer adeus a mais um ano que se vai. Com muita luz, cores, explosão. Mensagem de  otimismo, de paz, invadem o facebok, e-mail, mídia, formando uma corrente na busca pela felicidade.  Que por sinal está aqui e não acolá. As promessas retornam; metas e mudanças  e vida nova e transformação. A “docilidade, o conto de fadas da vida”. E por que não?  O querido Bispo D. Padin  dizia “que precisamos sonhar muito, mas muito mesmo, porque são poucos os sonhos que se realizam.”  Outros,  não pensam em  projetar sonhos. Preferem esperar que a vida  os surpreenda com emoções, com o inesperado. Gosto também desta alternativa! Talvez o melhor vivido, tenha sido mesmo, o que a vida nos presenteou, sem mesmo constar em nosso “checklist’ de intenções. A surpresa me encanta! O passeio não programado; a viagem que aparece de repente; a atenção de um convite; um presente; novos amigos, uma mensagem, novos grupos de interesse, encontro com pessoas, família, flores, sorrisos recebidos do nada;  dá sabor à vida, a faz interessante, gostosa! Sabe até o que me faz sorrir?  Receber uma mensagem inbox, só para mim. Vibro com aquela janelinha me chamando, simples, assim. Ouvir uma gargalhada na rua...  
E o que falar das surpresas que o nosso bom Deus nos presenteia todos os dias?  Tantas são as graças!
   Não  sei se é   verdade, ou, "psicologicamente falando”, nesta época queremos ser mais leves, mais esperançosos, generosos, com mais vida interior. Vem o desejo de ser intenso, inteiro, em tudo. Apaixonar - se  e se deixar apaixonar por tantas coisas... por  tantas pessoas... Colocar cor, brilho   em nossa relação com o Universo, torcendo para que ele conspire a nosso favor. Quem não quer?
     Lutamos para aprender a dizer não, “ para dar espaço ao sim, ” desatar as amarras, os nós que me impedem de dialogar com a vida, com o irmão, comigo mesmo. Na  transgreção de que lhes falei, vem a coragem de abrir aquela porta emperrada, pelo  medo, pela  insegurança que me impede de explorar o desconhecido. -- Escancaro a porta porque não sei fazer nada, mais ou menos, nada, pela metade.  Ela me surpreenderá? Não sei... Posso até ter que cantar,  depois...” se sofri, ou, se chorei... o importante  é que emoções eu viviiii.” Eu me desinstalei, me desconstruí por um novo jeito de viver.  Não precisa ser nenhum fato mirabolante, não. Apenas, o não experimentado.  Lá no fundo alguém me diz: “Atreve – te.”  Este movimento de me lançar me faz sentir viva! 
   Em 2014 quero construir um amor; por mim. Sem falsa modéstia, sem olhar tímido ao ouvir um afago. Sem palavras de menosprezo.  Na Estação Maturidade aprendemos a dizer: “que bom que você reconhece isto em mim”, ao sermos agraciados por um elogio, agradecemos.  Afinal... foi  Deus quem nos fez e “nos quer sorrindo” e nos quer bonitos e nos quer plenos. É o meu amor próprio, “o me gostar”   que me fará amar, amar, amar... Inserir - me na perspectiva de ser feliz. Criar felicidade! Iluminar caminhos!
      Final de ciclo combina com reflexão. É bom parar! Sentir  o nosso    corpo.  Conhecê – lo.  Por onde ele somatiza  seus limites, sua exaustão? Seu contentamento?  Como me predispor ao novo, se não  conheço o velho? Ser novo: onde, no quê?  Não serei eu, a me mudar?  O corpo fala!  O olhar não mente. Na vitrine do meu olhar, o que se exibe? Estrelas cintilam?  Medo? Tristeza? Esperança?
 Como este Blog fala do cotidiano, não me permito só falar dos brindes, de taças,  borbulhando; sem falar das mazelas que nos surrupiam a vida. Mas também não quero falar da Copa, das eleições. Quero falar de gente! 
      Como gostaríamos de, por alguns momentos, introduzir recortes em nossa vida e elegermos o triângulo, em que gostaríamos de nos aninhar. Esquecer o mundo!  Porém, sabemos que chuvas continuarão a cair, a molhar a terra, desmanchá-la e desmoronar. Rios não suportarão o volume extraordinário de água. Eles se alastrarão muito além de suas margens, inundando vidas, sequestrando  sonhos. Com a virada do ano, a cracolândia não se fará invisível. E muitas e muitas outras situações estarão aí, no primeiro dia do ano. Então quem é este Ano Novo de paz de amor, de felicidade que estamos desejando?  
      Ele transita pela nossa mente e desce  até ao coração, fazendo que o Ano Novo desejado se faça presente na maneira de acolher, de abraçar os sofredores. Na compaixão!  No resgate de sua dignidade, de sua esperança. O sonho de que tudo isto acabe. Cada um encontrando seu lugar neste mundão de meu Deus. Não por decreto, mas por projetos, pelas famílias. Também eu, tenho resgates a fazer, ou, não?   O Ano Novo feliz exige que o Estado cumpra o papel que lhe cabe. O desgoverno nos faz conviver com a sofrida mistanásia, perda precoce, morte evitável nas tragédias, nos corredores dos hospitais, nas ruas.  O Ano Novo que sonhamos, saudado com músicas e “champagne”   provocaria mudanças; atitude austera onde a VIDA seria prioridade, pensada, amada. Todos teriam vida. É Ano Novo !
     Em algum momento, a vida nos pede um enfrentamento com o olhar de “tigre”. Este olhar que encara a vida de frente, com a energia benéfica da raiva contida, direcionada como a força de um ar comprimido.  Da vontade de fincar nosso dardo bem no centro do alvo. O olhar de garra; de foco de quem sabe aonde quer chegar, e a que veio.  Como um felino que espreita e ataca. Digo e repito aos meus filhos: tenham olhos de “tigre”. Sem ele não se galga vitória. Olhos mornos nos deixam pelo caminho, não entramos na história. Olhos de "tigre" suavidade nas palavras, é bom.
  A vida se faz triste num piscar de olhos; a esperança nos conta que haverá um piscar bem próximo, que há de fazê - la  alegre de novo e de novo... Como poderemos iniciar um ano, sem esta esperança?  O nosso próprio Deus diz que nos trouxe ao mundo para sermos felizes. Quem irá contestar?
     Quem não quer ser melhor, em 2014? Ser feliz? Mas é trabalhoso! Exige  renuncias, silêncios, suportar arranhões; mudar nosso olhar do cotidiano. Eu poderia dizer: não consigo! Jesus me diria: Eu sei,  meu querido.  Comigo, é possível! Colocar-se nas mãos do Oleiro como um barro bem molinho... suave... e se deixar moldar,  se entregar  na gratuidade, na liberdade do Seu Amor. Seria um Ano Novo encantador!
     Estamos em contagem regressiva para o Ano Novo, do calendário. Mas o meu, o seu  Ano Novo já pode ter acontecido em outubro, ou, outro dia qualquer. Quem sabe... No dia em que você teve que “pegar” no tranco, empurrou, solicitou ajuda e foi... Naquele dia que se amou, e se fez bonita. Naquela manhã que conseguiu comer só meio pãozinho, exigência da sua saúde de sua estética, da sua vontade. Naquela noite em que a oração, o fez  ficar muito perto do seu Deus. Sentiu que Ele “te sonda e te ama”. E se modificou...  No domingo,  olhando sua família pode dizer...” é  aqui que eu quero ficar”. Quando voltou da manicure com sua unha esmaltada de azul, verde. Mudança!  Na tarde que olhou para o pedinte e o reconheceu como irmão, despertando a vontade de ouvir sua história e ser mais caridoso. Ou, no momento que se fez perdão por você; por aquele que o espera há muito tempo.  Ah.. no  dia em que começou suas aulas de dança, de zumba, de musculação, caminhou... No momento em que sorriu, e colocou o bom humor na sua relação... Alguém agradeceu por isto. Naquele cantinho que encontrou para se deliciar com um bom livro e disse: este tempo é meu ! No dia que mais agradeceu e menos resmungou.
  Poderia, o meu Ano Novo ter começado no dia 28 de outubro, ao nascer este Blog?   Pequeno, simples, mas  "o transpor a porta" me é significativo, prazeroso ! 
   Agora, eu lhe darei a oportunidade de um registro: quando o seu Ano Novo começou? Não se lembra? Dia 31 de dezembro está chegando... encontre - o dentro de você. Feliz Ano Novo...
   Ciclos se fecham, outros irão nascer e nos abraçar... Agradeçamos! Aproveitemos a nova chance de ser feliz!  
    Abraço apertado, amigos. Afinal é Ano Novo. Tim...Tim.

  


2 comentários:

  1. É mesmo assim: a qualquer momento podemos renascer de alguma maneira, em qualquer manhã, num simples gesto de fazer diferente ou ousar experimentar o novo.
    Mas gosto de rituais também, pois eles nos possibilitam ressignificar, propor, motivar, sonhar de novo um novo sonho... Ano Novo traz sempre reflexão à medida que fazemos um balanço do que vivemos, tanto quanto renovamos outras metas e sonhos... Pois para iniciar um novo ciclo, precisamos fechar o anterior, ou alguns aspectos pelo menos.
    Então vamos lá, de encontro a 2014... não sem antes agradecer por tudo que aprendemos, conhecemos, ousamos e experienciamos neste ano!
    E que entremos em 2014 com muita inspiração, bons propósitos e muito amor no coração!
    Que seus caminhos sejam de luz Olynda, intensos como vc!
    Meu abraço. Viva a vida!

    ResponderExcluir
  2. Olá, amiga, tinha que ser você. Comentou com outra crônica rsrs. A crônica saiu sem muito romantismo, mas com mudança; com vida intensa e inteira. A foto significa este despertar de todo dia... afinal é o "olhar do cotidiano, não é? Abraço. Feliz Ano Novo. Estreitemos o laço de nossa amizade em 2014 nos momentos de sombra e de luz. Obrigada, de coração.

    ResponderExcluir