7 de mai. de 2019

Tributo à d. Toninha

Tributo à professora" Toninha " da Escola Manoel Gonçalves de Agudos, talvez aposentada.
Eu não a conheço pessoalmente, mas ontem à noite, ouvi palavras que me revelaram seu carisma de educadora e de alma. Não deve estar entendendo, nada. Vamos lá.
Iria tomar o ônibus para São Paulo à meia noite. Dei uma de mineira- cheguei bem antes do horário. Idosa tem que pôr o pé no breque rs.
Passando tranquilamente pelo Frans Café, vejo um jovem solitário, magro, mal vestido , com tranças no cabelo, apoiado no balcão, degustando seu pão de queijo, com gosto. Olho para a vitrine. Como, não como? . Não, e sigo para a plataforma de embarque. Me virei, quando ouvi. " A senhora parece minha professora de geografia. Com ela ninguém repetia. Ensinava até aprender. Tenho saudade dela. Fui um aluno rebelde, mas ela não me abandonava". Dei um dedo de prosa e me fui.
Na área de embarque, senti vontade de prolongar aquela conversa. Quem não gosta de elogios ao professor? Fiz meia volta, pedi um lanche e me acheguei àquele aluno que guardava no peito, o deslumbramento pela professora de geografia. Os olhos pequenos brilhavam num rosto magro, entumecido pela bebida. E conversa vai, conversa vem, o nome da professora me foi revelado - D. Antônia - D Toninha.
"Eu dei trabalho, dona, mas da aula da d. Toninha não fugia. Ninguém enforcava aula, dela. Ela sabia cativar os alunos. A aula dela era uma brincadeira. Eu procurava ela nas outras salas de aula. Tenho mesmo saudade da d. Toninha.. Aquilo que era professora. A senhora parece mesmo com ela ." Contei um pouco de mim, me despedi com a alma sorrindo em consonância com a alegria daquele aluno, que um dia se encontrou com a d. Toninha. Essa recordação talvez seja a sua grande e única riqueza.
Toninha, a sua também. Ser reconhecida e lembrada, não por um aluno que anda pelas próprias pernas, mas pelo aluno rebelde, sem estrutura escolar, é o testemunho do seu valor humano, além do educacional.
Espero que chegue até você. Parabéns querida colega de estrada
O nome do aluno?
Luciano Garcia
Olynda Bassan
Membro da ABletras

Nenhum comentário:

Postar um comentário